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Enunciacao linguistica e ensino: o lexico na producao de textos.

Processo: 06/60315-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2007
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Marilia Blundi Onofre
Beneficiário:Jacqueline Jorente
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Léxico   Ensino
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino | Enunciacao Linguistica | Lexico | Linguistica | Producao De Texto

Resumo

Esse trabalho está inserido no grupo de pesquisa Articulação entre linguagem e línguas naturais no processo de ensino-aprendizagem, cuja proposta é abordar o ensino/aprendizagem de língua sob a ótica enunciativa. Levando em conta que o papel do ensino de língua é refinar a capacidade discursiva dos alunos, os estudos do grupo contribuem para uma avaliação das práticas pedagógicas que têm sido adotadas pela escola face uma constatação de que estas muitas vezes perdem de vista o verdadeiro objetivo do ensino, voltando-se para modelos normativos ou descritivos. Considerando que o estudo de língua deve ser submetido a uma abordagem dialógica que muitas vezes não é vista tradicionalmente nas escolas, onde se costuma trabalhar separadamente língua e linguagem, gramática e produção/interpretação de textos, propomo-nos a pensar, dentro da perspectiva enunciativa, o ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa a partir especificamente da questão lexical. Para isso, partimos da observação de alguns casos de construções lexicais presentes em redações de vestibulandos. Chamadas por nós de "imprecisões lexicais" tais construções mostram-se interessantes em dois sentidos: se, por um lado, são muitas vezes apontadas como "erros", revelando, então, um fraco desempenho dos alunos, por outro lado parecem nos revelar que não consistem em "erros", uma vez que deixam ver a significação desejada. Instalando-se, assim, na eminência da significação, tais casos nos interessam por acreditarmos que podem servir de "pista" para o desenvolvimento de um trabalho enunciativo envolvendo a questão lexical. (AU)

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