Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização do papel de cwc24p em splicing de pré-snoRNA de box C/D em leveduras e mamíferos

Processo: 09/52176-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2009
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Carla Columbano de Oliveira
Beneficiário:Patricia Pereira Coltri
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):11/20664-5 - Caracterização funcional da proteína ZNF183 no spliceossomo em mamíferos, BE.EP.PD
Assunto(s):RNA mensageiro   Processamento de RNA
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cwc24P | Processamento De Rrna | S. Cerevisiae | Snorna C/D Box | Spliceossomo | Splicing

Resumo

A maquinaria de síntese ribossomal e de processamento dos RNAs mensageiros é conservada em eucariotos. Os rRNAs são transcritos no nucléolo e passam por modificações covalentes e extenso processamento endo- e exonucleolítico, essenciais para o sucesso da atividade ribossomal. Os pré-mRNAs também passam por várias etapas de processamento, incluindo splicing. O splicing depende de sinais específicos nos introns e ocorre no spliceossomo, um grande complexo ribonucleoprotéico com cerca de 120 proteínas. Cwc24p é uma proteína nuclear de 30 kDa isolada em um complexo associado ao spliceossomo. Na ausência de Cwc24p o splicing de genes relacionados à snoRNAs de C/D box fica comprometido, especialmente o dos genes snR17A e snR17B, que codificam as duas formas do snoRNA U3. O complexo snoRNP U3 é responsável pelas clivagens iniciais do precursor de pré-rRNA 35S e a ausência de Cwc24p também leva ao acúmulo deste precursor. Estes resultados indicaram que Cwc24p atua em ambos os processos, entretanto o mecanismo de associação com o pré-snoRNA U3 ainda é desconhecido. Desta maneira, neste projeto pretende-se investigar a associação de Cwc24p com o complexo de splicing do pré-snoRNA U3. Além da interação com proteínas envolvidas no splicing, pretende-se verificar a participação desta proteína na formação do spliceossomo em S. cerevisiae. Serão também desenvolvidos experimentos para caracterizar o papel da ortóloga humana, ZNF183, no processamento do rRNA e no splicing em células de mamíferos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)