Busca avançada
Ano de início
Entree

Remodelacao micardica apos infarto agudo do miocardio experimental em ratos. efeito do bloqueio do sistema renina-angiotensina-aldosterona.

Processo: 00/13798-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2001
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2002
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Luiz Shiguero Matsubara
Beneficiário:Hindalis Ballesteros Epifanio
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Colágeno
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Colageno | Ieca | Infarto Agudo Experimental | Inibidor At1 | Remodelacao Miocardica

Resumo

O infarto agudo do miocárdio é o evento doença coronariana crônica, associado a maior mortalidade e morbidade. O principal evento crônico após o infarto é a insuficiência cardíaca e frequentemente é decorrente, não só da área infartada, mas também do processo de remodelação miocárdica em que a presença de hipertrofia cardíaca, fibrose e alteração da geometria participam dó processo. No trabalho pretendemos estudar a influência de inibidores da enzima de conversão da angiotensina (lisinopril 20 mg/kg/dia) e do antagonista de receptor AT1 da angiotensina (losartan 20, mg/kg/dia), sobre a remodelação miocárdica em infarto experimental em ratos. Serão analisados parâmetros como a pressão arterial caudal, peso dos ventriculos direito e esquerdo, área celular do miócito e fração de colágeno. Após o infarto experimental os ratos serão divididos em grupos não tratados, tratados meses com lisinopril e tratados com losartan. Os ratos receberão a medicação em água de beber durante 3 meses. Como controle, serão estudados ratos não mfartados de mesma cepa, sexo, idade e peso inicial. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)