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Reforma curricular em psicologia: um estudo sobre a formacao de psicologos na fcl-assis.

Processo: 06/59776-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2007
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:José Luiz Guimarães
Beneficiário:Clauzer Antonio Silveira de Toledo
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Currículo   Reforma curricular
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Curriculo | Formacao De Psicologos | Novas Diretrizes Em Psicologia | Psicologia | Reforma Curricular

Resumo

O reconhecimento da profissão de Psicólogo, no Brasil, se deu, oficialmente, em 27/08/1962, pela aprovação da Lei n° 4.119. Em 1963 foi fixado pelo Conselho Federal de Educação o primeiro currículo oficial para os cursos de Psicologia. Com o Golpe Militar de 1964 o Ministério da Educação decidiu fazer mudanças nos currículos e na própria forma de gestão do sensino superior. Especificamente em relação à Psicologia, ocorreram dois momentos fortes de transformação: entre 1970 e 1980, com a tentativa de se reestruturar o currículo e entre 1991 e 1999, quando os responsáveis pelos cursos receberam uma minuta com novas propostas de Diretrizes Curriculares para a graduação em Psicologia. O momento atual é de discussão e implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais, instituídas em Maio/2004 pelo Conselho Nacional de Educação. A partir dessas discussões, propõe-se a realização deste projeto, com o intuito de verificar como se desenvolveu o processo, e quais os resultados do mesmo, para a reforma do currículo de Psicologia da Faculdade de Ciências e Letras/UNESP. O objetivo é verificar que tipo de formação tem sido oferecida aos alunos, bem como o perfil do profissional de Psicologia formado por esta universidade. Além disso, pretende-se verificar, ainda, de que forma as alterações decorrentes da nova proposta de Diretrizes contemplam as expetativas de alunos e professores da instituição, escolhida, como objeto da presente pesquisa, por ser bem conceituada e seu curso estar entre os melhores do país. (AU)

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