Busca avançada
Ano de início
Entree

Um metodo alternativo para medida de intervalo de tempo.

Processo: 00/03742-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2000
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2002
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física Geral
Pesquisador responsável:Roberto Hessel
Beneficiário:Angelo Cesar Perinotto
Instituição Sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Amplificador Operacional | Medida De Intervalo De Tempo | Medida Indireta Do Tempo | Metodos De Medida De Tempo

Resumo

Às vezes necessitamos medir intervalos de tempo na faixa de 10-3 a 10-1 segundos, mas não dispomos do equipamento adequado. Quando isto acontece, podemos fazer uma medida indireta, usando a curva de descarga de um capacitor previamente carregado e ligado em série com um resistor e uma chave apropriada incialmente aberta. Esta chave, que em outras circunstâncias serviria, por exemplo, para disparar um cronômetro digital, é usada agora para permitir a descarga (parcial) do capacitor através do resistor. Medindo-se a diferença de potencial no capacitor com um voltímetro comum acoplado a um amplificador operacional, determina-se, a partir da curva de descarga do capacitor, o intervalo de tempo durante o qual a chave permaneceu fechada. Neste projeto procuraremos investigar a viabilidade do método e seus limites. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROBERTO HESSEL; ÂNGELO C. PERINOTTO. Usando um voltímetro para medir tempo. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 33, n. 4, p. 4316-4316, . (00/03742-8)