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Estudo do processamento de corpos ceramicos para vedacao de sensores de oxigenio automotivos.

Processo: 09/54553-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2010
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2010
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Márcio Raymundo Morelli
Beneficiário:Talita Maria Alonso Pelozzi
Instituição Sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Processamento de materiais cerâmicos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aditivos De Processamento | Conformacao Ceramica | Materias Primas | Prensagem De Pos | Processamento Ceramico | Sensor De Oxigenio

Resumo

O presente projeto de pesquisa apresenta o planejamento para a realização do "Estudo do Processamento de Corpos Cerâmicos para Vedação de Sensores de Oxigênio Automotivos". Este trabalho faz parte de um projeto maior de Dissertação de Mestrado intitulado "Desenvolvimento de Novo Sistema de Vedação para Sensor de Oxigênio", junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPG-CEM) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Procura-se abordar a viabilidade da utilização do silicato de sódio, silicato de etila e sílica coloidal como aditivos ligantes para matérias-primas cerâmicas, para utilização como material de vedação de um sensor de oxigênio automotivo. Desta forma, o objetivo principal será a seleção de matérias-primas e formulação de composições que apresentem elevada compacidade quando conformadas, resistência mecânica compatível ao manuseio, porém, simultaneamente, boa capacidade de deformação durante a etapa de montagem do sistema do sensor de oxigênio. Para isto, etapas de processamento cerâmico, tais como moagem, secagem e mistura dos pós serão avaliadas por meio da determinação da distribuição e tamanho médio de partículas (sedimentometria) para se estabelecer correlações entre o material (composição) e a mínima porosidade obtida a uma pressão fixa de compactação. Análises microscópicas dos pós também serão realizadas para caracterização da forma das partículas e sua influência na microestrutura a verde dos compactos, A determinação da densidade, porosidade aparente e retração de queima serão feitas para diferentes tratamentos térmicos (temperatura/tempo) até a temperatura máxima de 1000ºC, temperatura em que o dispositivo do sensor pode alcançar durante o uso do veículo. Assim, espera-se desenvolver uma composição, que apresente estabilidade térmica e dimensional, com mínima porosidade e conseqüente capacidade de vedação a vapores de combustível frente a um sensor de oxigênio automotivo. (AU)

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