Busca avançada
Ano de início
Entree

A constituição de sentidos de escola: a comunidade em movimento

Processo: 05/56193-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2005
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2006
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Ana Maria Falcão de Aragão
Beneficiário:Patrícia Fernandes da Cruz
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Escolas   Ensino público   Significado
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comunidade Escolar | Reflexividade | Sentido | Significado

Resumo

Os sentidos e significados concedidos ao mundo pelos indivíduos, dependem do lugar que estes ocupam. O significado se dá nas interações humanas, sendo particularmente estável e comum a todos. O sentido resulta das experiências individuais do sujeito, tornando-o singular. Este estudo teve sua origem em um projeto que vem sendo realizado a partir de uma parceria entre escola e universidade públicas, na qual busca-se o entendimento e superação de problemas cotidianos. Propõe-se também a fundamentá-los teoricamente, decorrendo daí um dos pontos principais deste projeto maior, que se repercute no projeto aqui apresentado, o professor-reflexivo. Isto significa, sinteticamente, que este professor estaria sempre reelaborando seus saberes. O objetivo deste projeto é o de compreender e analisar os sentidos constituídos por uma comunidade escolar acerca da escola e de seu projeto político-pedagógico. Para tanto, foram realizadas entrevistas no final do ano letivo de 2004, com 19 pessoas desta comunidade. A análise dos dados coletados será baseada na Análise de Conteúdo, segundo a qual serão criadas categorias a partir das verbalizações dos participantes. Novos dados serão coletados em 2005, no mesmo período em que o foram no ano anterior, para possibilitar uma comparação entre eles. Deste modo, pretende-se contribuir para a identificação e descrição do que pensam os membros da escola a respeito deia própria, além da melhoria do ensino público. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)