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Analise do contexto historico social e das marcas deixadas no discurso pelo enunciador em diferentes versoes do conto de fadas cinderela

Processo: 09/52097-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2009
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Maria Angélica Seabra Rodrigues Martins
Beneficiário:Eliana Aparecida Gaiotto de Moraes
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Ideologia   Análise do discurso   Conto de fadas   Literatura comparada   Cognição
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Analise Do Discurso | Cognicao | Conto De Fadas | Ideologia | Literatura Comparada

Resumo

Para a criança adquirir sua auto-estima e desenvolver o sentimento de individualidade, precisa tomar certas decisões decorrentes do dia a dia; assim mediante a identificação desses problemas, projetadas nas estórias que lhes são contadas (ou que ela lê), conseguirá encontrar soluções e sentir-se mais segura. Será abordada nesta pesquisa, a necessidade de retomada dos contos de fadas nos lares e nas escolas, e também contribuir para que pais e professores obtenham parâmetros para trabalhar o raciocínio de seus filhos e alunos a partir de tais estórias, que contribuem para despertar o gosto da criança pela leitura. Com a análise das diferentes versões dos contos de fadas "Cinderela" e como se processam as mensagens moralizantes de cada abordagem, além de explorar o enredo e verificar quais as versões estaria adequadas ao desenvolvimento psico-cognitivo da criança, segundo os parâmetros estabelecidos por Bettelheim (2007). Também serão investigados aspectos pertinentes à estrutura narrativa, com base em elementos da teoria literária, a fim de trabalhar com a literatura comparada. A partir da análise do discurso, procurar-se-ão as marcas deixadas no discurso pelo enunciador, em que denotam a carga ideológica e sua visão de mundo projetadas na estória, embora ele recrie e ambiente a história em fatos reais de uma determinada época. (AU)

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