Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao da calcificacao de aorta em pacientes com arterite de takayasu: correlacao com marcadores do metabolismo osseo.

Processo: 04/01009-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2004
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2005
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Rosa Maria Rodrigues Pereira
Beneficiário:Guilherme Delfino Calomeni
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Receptor ativador de fator nuclear kappa-B   Arterite de Takayasu   Osteoprotegerina   Osteoporose
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arterite De Takayasu | Calcificacao Arterial | Osteoporose | Osteoprotegerina | Rankl

Resumo

A arterite de Takayasu (AT) é uma doença inflamatória crônica de etiologia desconhecida que afeta artérias de grande calibre. Calcificação de parede de aorta foi demonstrada em 29 a 54% destes pacientes, porém a etiologia deste processo é desconhecida. Várias hipóteses foram implicadas, entre elas, o sistema Osteoprotegerina/RANKL/RANK. A primeira evidência do envolvimento da osteoprotegerina (OP) na calcificação arterial foi demonstrada através do fenótipo de camundongos "knock-out". Estes animais, deficientes de OP, desenvolveram osteoporose precoce com múltiplas fraturas, hipercalcemia, calcificação arterial e aneurisma de grandes artérias. Estudo epidemiológico, com 490 mulheres, encontrou aumento de mortalidade cardiovascular associado a elevados níveis de OP. O objetivo deste trabalho é avaliar a calcificação arterial na AT e correlacionar com o tempo, severidade, atividade da doença, assim como com marcadores de metabolismo ósseo, com especial atenção para os níveis séricos de OP e RANKL. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BEZERRA‚ MC; CALOMENI‚ GD; CAPARBO‚ VF; GEBRIM‚ ES; ROCHA‚ MS; PEREIRA‚ RMR. Low bone density and low serum levels of soluble RANK ligand are associated with severe arterial calcification in patients with Takayasu arteritis. RHEUMATOLOGY, v. 44, n. 12, p. 1503-1506, . (03/08916-2, 04/01009-2)