Busca avançada
Ano de início
Entree

Estratégias diferenciadas de produção e comercialização dos produtores familiares da microrregião de Andradina-SP.

Processo: 08/00019-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2008
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Extensão Rural
Pesquisador responsável:Antonio Lázaro Sant'Ana
Beneficiário:Flaviana Cavalcanti da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Assunto(s):Agricultura familiar
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Agregação de Valor | agricultura familiar | comercialização direta | estratégias de produção e comercialização | região de Andradina-SP | Agricultura familiar

Resumo

RESUMOOs produtores familiares têm utilizado várias estratégias que visam à geração de renda sem alterar de modo significativo seu modo de vida. Esta pesquisa pretende realizar uma análise das estratégias diferenciadas de comercialização dos agricultores familiares da microrregião de Andradina-SP, como a venda sem intermediação ao varejo e/ou ao consumidor de produtos in natura, processados ou com algum outro tipo de agregação de valor, de forma individual ou coletiva, assim como as estratégias de produção que visam legitimar esta inserção diferenciada (sistemas de produção agroecológicos, práticas alternativas que reduzam ou eliminem o uso de insumos químicos, produção caseira ou artesanal). Serão aplicados questionários aos produtores familiares, ao comércio varejista e aos consumidores desta microrregião, visando caracterizar estas formas diferenciadas de produção e comercialização e analisar os efeitos das políticas públicas, da presença ou ausência de organizações representativas dos produtores e dos mecanismos convencionais de mercado. A análise destas experiências poderá contribuir para a formulação de propostas inovadoras que incorporem mecanismos de proteção, estimule a organização dos produtores familiares e valorize seus produtos que expressam diferentes saberes e processos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)