Busca avançada
Ano de início
Entree

Mecanismos deposicionais e arquitetura de sedimentos de agua profunda da margem passiva ocidental do gondwana: formacao "la sierra de la in vernada"(ordoviciano medio-superior, pre-cordilheira argentina).

Processo: 04/09755-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2005
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2005
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Giorgio Basilici
Beneficiário:Paulo Augusto Moretti Júnior
Instituição Sede: Instituto de Geociências (IG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arquitetura Deposicional | Formacao La Cantera | Margem Passiva | Modelo De Reservatorios | Ordoviciano Medio

Resumo

O estudo dos processos deposicionais é fundamental para construir modelos deposicionais plausíveis e imprescindível no estabelecimento da distribuição dos corpos reservatórios e não reservatórios. O projeto tem como objetivo principal a elaboração de um modelo geométrico de sistemas deposicionais de águas profundas em margem passiva e secundariamente elaboração de modelos geotectônicos e paleogeográficos da Formação La Cantera (Sierra de Villicum, Precordillera Argentina, Província de San Juan -Ordoviciano médio). A sedimentologia e a arquitetura deposicional serão utilizadas neste projeto como método de pesquisa para a formação de um modelo deposicional e geométrico dos corpos geológicos. Para obtenção do modelo paleogeográfico e geotectônico serão analisadas a distribuição horizontal e vertical dos sistemas deposicionais, a proveniência dos mecanismos sedimentares, e a variação de acomodação da bacia sedimentar. Como principais resultados pretende-se: (a) construir um modelo de sistemas profundos válido para margem passiva do tipo atlântico, (b) determinar os fatores de controle e distinção dos sistemas profundos de margens passivas e margem ativa. O conjunto de dados a ser obtidos e a sua elaboração constituirá uma base de conhecimento, permitindo o desenvolvimento da estratégia exploratória em campos potenciais de hidrocarbonetos, situados em depósitos sedimentares de águas profundas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)