Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao das alteracoes microvasculares na sindrome antifosfolipide por capilaroscopia periungueal e pletismografia digital.

Processo: 07/51481-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2007
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2008
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Eloisa Silva Dutra de Oliveira Bonfá
Beneficiário:Gilmar de Souza Osmundo Junior
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Capilaroscopia periungueal
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Anticoagulante Lupico | Anticorpo Anti-Cardiolipina | Capilaroscopia Periungueal | Fotopletismografia Digital | Sindrome Anti-Fosfolipide

Resumo

A síndrome antifosfolípide (SAF) caracteriza-se pela associação entre anticorpos antifosfolípideos e quadro clinico de tromboses arteriais e/ou venosas recorrentes. A alteração vascular é portanto uma característica marcante desta doença. Estudos capilaroscópicos periungueais prévios já foram realizados em pacientes com SAF e evidenciaram um amplo espectro de alterações da rede microvascular. No entanto, fatores limitantes de tais estudos são o pequeno tamanho da amostra, falha na distinção entre doença primária e secundária e a não correlação com os autoanticospos. Outra metodologia empregada no estudo vascular em SAF é a pletismografia digital, um exame que fornece Informações do estado do fluxo sangüíneo e do endurecimento das grandes artérias e, nunca foi estudada em pacientes com SAF primária. O objetivo do presente estudo é determinar por CPU a prevalência e a caracterização de alterações microvasculares na SAF Primária e analisar a vasculatura periférica através da fotopletismografia digital e correlacionar os dados às manifestações - clínicas e laboratoriais dos pacientes. Serão selecionados 40 pacientes com SAF Primária e 40 controles saudáveis. Todos os pacientes e controles serão entrevistados quanto ao histórico de envolvimento vascular e fatores de risco para trombose e serão submetidos a exames de capilaroscopia e fotopletismografia digital, além de coleta de sangue para realização de auto-anticorpos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)