Busca avançada
Ano de início
Entree

Associacao da tecnica de marcadores moleculares (rapd) com metodos de inoculacao de "phytophthora spp" em citrus para explicar a variabilidade de resultados experimentais.

Processo: 00/07228-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2000
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2001
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:Yodiro Masuda
Beneficiário:Leonardo Pires Boava
Instituição Sede: Centro de Ciências Agrárias (CCA). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Araras , SP, Brasil
Assunto(s):Marcador molecular
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Citrus Spp | Embrioes Zigoticos | Gomose De Phytophthora | Inoculacoes Artificiais | Marcadores Moleculares

Resumo

A gomose de Phytophthora se constitui numa das mais importantes doenças de citros. Vários métodos de inoculações de Phytophthora têm sido descritos para avaliação de resistência em plântulas de citros. Apesar da eficiência desses métodos, existe a necessidade da verificação de uma barreira que os métodos de inoculação de Phytophthora enfrentam, visto que, os resultados muitas vezes, se mostram com uma alta variabilidade dentro de um mesmo genótipo. Esse trabalho tem como objetivo avaliar se essa variabilidade é em função de problemas relacionados aos métodos de inoculação utilizados ou relacionados a fatores genéticos, considerando a grande variabilidade genética existente entre os citros e outros gêneros da família Rutácea. Essa verificação será feita comparando os resultados obtidos na técnica de marcadores moleculares do tipo RAPD (random amplified polymorphic DNA) para identificação e determinação da freqüência de embriões zigóticos, com resultados de dois métodos de inoculação de Phytophthora. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)