Busca avançada
Ano de início
Entree

Aspectos clinicos e imunologicos de pacientes fumantes e nao fumantes com diferentes niveis de higiene bucal e saude periodontal.

Processo: 04/05395-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2004
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2005
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Periodontia
Pesquisador responsável:Rosemary Adriana Chierici Marcantonio
Beneficiário:Emileine Zamariolli
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Doenças periodontais   Fumo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Doenca Periodontal | Fluido Crevicular | Fumo | Interleucina 1-Beta

Resumo

O enfraquecimento do sistema imune pode ser um dos fatores que explica a maior ocorrência e severidade da periodontite entre indivíduos fumantes. Estudos prévios sugerem uma correlação entre severidade da inflamação e quantidades crescentes de interieucina I-beta (IL-1beta). Sendo assim, o presente projeto temo propósito de avaliar a condição periodontal de pacientes fumantes com diferentes níveis de higiene bucal e saúde periodontal por meio de parâmetros clínicos e imunológicos. Serão selecionados 20 pacientes fumantes, sendo 10 com diagnóstico compatível com periodontite crônica e 10 pacientes saudáveis periodontalmente e também 20 pacientes não fumantes, sendo destes, 10 pacientes com periodontite e 10 saudáveis periodontalmente. O exame clínico constará do índice gengival, índice de placa, profundidade de sondagem, recessão gengival, nível de inserção clínica e sangramento à sondagem As medidas de inserção clínica, profundidade de sondagem e sangramento à sondagem serão realizadas utilizando-se uma sonda periodontal computadorizada de pressão controlada (Florida Probe). Para a análise imunológica, o fluído crevicular será colhido com filtro especial para fluido gengival (PerioPaper) que será introduzido no sulco gengival durante 30 segundos. Após sua remoção, este será medido utilizando-se de equipamento específico para esta metodologia (Periotron 8000) e transferido para uma solução à base de PBS associada a um coquetel de inibidores de protease e imediatamente congelados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)