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Adolescencia e vulnerabilidade ao hiv/aids: implementacao e avaliacao de uma estrategia de prevencao entre escolares de baixa renda na cidade de sao paulo: avaliacao dos multiplicadores pelo pares.

Processo: 00/00276-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2000
Data de Término da vigência: 31 de março de 2001
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Medicina Preventiva
Pesquisador responsável:José Ricardo de Carvalho Mesquita Ayres
Beneficiário:Angela Carvalho Freitas
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Vulnerabilidade   Prevenção   Multiplicadores   AIDS   Adolescentes   Escolas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adolescentes | Aids | Escola | Multiplicadores | Prevencao | Vulnerabilidade

Resumo

Trata-se de trabalho voltado à prevenção de AIDS entre escolares de uma escola de segundo grau da rede pública estadual, situada na periferia oeste da cidade de São Paulo, com o objetivo de elaborar e avaliar uma estratégia preventiva em ambiente escolar, baseada no quadro teórico da "vulnerabilidade", formulado por Mann e colaboradores, da Harvard School of Public Health, e desenvolvido no contexto brasileiro por Ayres e colaboradores. Em 1997 foi realizado um diagnóstico de vulnerabilidade local, a partir do qual iniciou-se uma série de atividades baseadas na atuação de alunos multiplicadores e mobilização da comunidade escolar, com vistas a transformar, simultaneamente: 1) o nível de conhecimento acerca do HIV/AIDS e sua prevenção entre os alunos; 2) sua motivação e capacidade de resposta coletiva frente ao problema; e 3) as condições materiais necessárias para essa resposta. Após dois anos de atividades de prevenção desenvolvidas na escola, será realizada uma avaliação do trabalho dos agentes multiplicadores. Com base em depoimento de professores (orientador), em questionários estruturados preenchidos pelo conjunto dos alunos (bolsista 1) e em entrevistas em profundidade com os alunos multiplicadores (bolsista 2), procurar-se-á avaliar a eficácia da estratégia quanto ao seu impacto pedagógico e quanto às características facilitadoras e obstaculizadoras do seu desenvolvimento. (AU)

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