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Beethoven, o princípio da modernidade

Processo: 96/08130-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 1997
Data de Término da vigência: 30 de abril de 1999
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Maria de Lourdes Sekeff Zampronha
Beneficiário:Daniel do Nascimento Andrade Bento
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Música clássica   Modernidade   Compositores   Composição musical
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Beethoven | Fugato | Modernidade | Tonal | Transformacao

Resumo

Pesquisas por mim realizadas levantam-me a hipótese da presença do "pensamento tonal" na produção musical do século XX, em acordo com as reflexões de Schoenberg (1874-1951) sobre haver muito ainda a se dizer em dó maior. Beethoven (1770-1827) contribuiria para a permanência do pensamento tonal (transformado), influenciando Schoenberg e outros expoentes do século XX. Beethoven impulsionou o chamado "princípio da Modernidade", abrindo novos caminhos. Esta é a hipótese deste trabalho, que se alimentará da análise da Sonata para piani Op.106 "HAMMER-KLAVIER", já que muitos dos elementos de transformação do Sistema tonal encontram-se especificamente nesta obra. (AU)

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