Busca avançada
Ano de início
Entree

O conhecimento sobre a voz e seu uso na docencia por futuros professores.

Processo: 05/00103-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2005
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2005
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Emilse Aparecida Merlin Servilha
Beneficiário:Graciele Batista Mendes
Instituição Sede: Faculdade de Fonoaudiologia. Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Voz profissional   Promoção da saúde
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Discentes Em Pedagogia | Fonoaudiologia | Promocao Da Saude | Voz Profissional | Voz Profissional (Voz do Professor)

Resumo

A voz do professor tem chamado a atenção de fonoaudiólogos internacionalmente, pois as alterações de voz desses profissionais trazem prejuízos de várias ordens, para ele próprio, alunos e à instituição escolar. Nesse sentido, toda ação que vise conhecer a voz do professor antes do mesmo inserir-se no mercado de trabalho torna-se útil para minimizar riscos e promover sua saúde, além de criar condições facilitadoras para a aprendizagem. Assim, o objetivo desse trabalho é investigar o conhecimento sobre a voz e seu uso na docência, por futuros professores. Os sujeitos serão alunos de quarta série do Curso de Pedagogia de uma universidade do interior do Estado de São Paulo. Os sujeitos serão convidados a participar e, após assinarem o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, preencherão uma entrevista semi estruturada com parâmetros sobre Identificação, Trabalho, lazer e Voz, Conhecimento vocal, Saúde e Voz e Relação Profissão e Voz. Os dados receberão tratamentos quanti e qualitativo tendo em conta as especificidades das questões presentes no instrumento. Com esse projeto espera-se conhecer como futuros professores consideram o exercício profissional a ser realizado pela perspectiva da voz, e subsidiados por essas informações planejar ações coletivas mais contextualizadas às necessidades desse público, inclusive com sugestões de inclusão de disciplina para esse fim no período de formação de professores em universidades públicas e privadas, de modo a promover a saúde e a voz docente e criar condições facilitadoras para a relação educador-educando.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)