Busca avançada
Ano de início
Entree

Analise proteomica de ilhotas pancreaticas humanas: efeito de prolactina humana (hprl) em ilhotas mantidas em suspensao e monocamada.

Processo: 04/07280-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2004
Data de Término da vigência: 31 de março de 2006
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Leticia Labriola
Beneficiário:Gabriela Bomfim Ferreira
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Espectrometria de massas   Diabetes mellitus tipo 1   Eletroforese em gel bidimensional   Proteoma
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Diabetes Tipo 1 | Eletroforese Bidimensional | Espectrometria De Massa | Ilhotas Pancreaticas Humanas | Prolactina Humana | Proteoma

Resumo

O diabetes tipo 1 tem incidência crescente no Mundo sendo caracterizada pela destruição auto-imune das células beta, que provoca uma deficiência absoluta na produção de insulina. Para contornar esta deficiência, pacientes diabéticos necessitam da administração diária de insulina exógena, para manutenção da normoglicemia. Com o intuito de melhorar a qualidade de vida destes pacientes, o transplante de ilhotas aparece como alternativa de tratamento, sendo um procedimento cirúrgico mais simples de ser realizado e menos invasivo que o transplante de pâncreas órgão total para o paciente. Como alternativa para solucionar problemas como a baixa disponibilidade de doadores de pâncreas, estudos vêm sendo feitos para tentar aumentar, em cultura, o número de células beta disponíveis para transplante. Um estudo mais aprofundado dos mecanismos envolvidos na proliferação de ilhotas pancreáticas e na síntese e secreção de insulina pelas células beta permitiria identificar a importância na adaptação destas células à demanda de insulina produzida em condições fisiológicas. Uma das linhas de pesquisa do nosso laboratório é o estudo dos efeitos da prolactina humana, cuja ação mitogênica e de aumento da secreção de insulina pelas células beta já foi comprovada. O presente trabalho destina-se à análise de diferenças de expressão protéica de ilhotas pancreáticas humanas cultivadas em diversas condições, através da técnica de eletroforese bidimensional, acoplada à espectrometria de massa. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)