Busca avançada
Ano de início
Entree

As relações de aprendizagem nas aulas de prática de ensino de um curso de Pedagogia

Processo: 07/00427-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2008
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Vera Lucia Messias Fialho Capellini
Beneficiário:Bruna Laselva Hamer
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Pedagogia   Formação de professores   Prática de ensino   Conhecimento   Aprendizagem   Ensino   Ensino e aprendizagem
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aprendizagem | Conhecimento | ensino | Prática de Ensino | Formação de professores

Resumo

O presente projeto se destina à investigação das relações entre o aprendiz e o conhecimento, bem como as relações que o primeiro estabelece a partir da intervenção do professor. Historicamente os objetivos da educação sempre se pautaram essencialmente na mesma finalidade: transmissão dos conteúdos estabelecidos pelos currículos. Considerando-se o conhecimento, além da memorização de conteúdos ou recepção passiva dos mesmos, a fim de formar o aluno que interage, questiona, reflete e dá significado ao conhecimento, é necessário transpor a exposição oral e a leitura mecânica de textos. Desta forma, este estudo tem como objetivo analisar, por meio do contato com as aulas de Prática de Ensino da turma do 3º ano de Pedagogia da UNICAMP, as relações que o graduando do curso de Pedagogia estabelece com o conhecimento, a partir do processo reflexivo de sua práxis. Esta disciplina está envolvida em um projeto de integração juntamente com as disciplinas de Metodologia de Ciências e Metodologia de Matemática, com o objetivo de oferecer ao professor em formação a possibilidade de, após a intervenção na sala de aula, refletir sobre a própria prática e seu processo de constituição enquanto professor. A pesquisa terá abordagem qualitativa e se dividirá em três etapas. Na 1ª etapa será realizada uma seleção bibliográfica visando ao aprofundamento no tema de estudo. A segunda etapa se destinará à coleta de dados e se constituirá em três momentos: observação participante - que será registrada por meio de diário de campo e gravação dos encontros em áudio -, entrevista semi-estruturada e as narrativas escritas pelos alunos. A 3ª etapa se destina à análise dos dados, que será realizada por intermédio da análise de conteúdo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)