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Conhecimento musicais, habilidades matematicas e memoria operacional em criancas de 9 a 10 anos etarios.

Processo: 08/54970-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2008
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Cognitiva
Pesquisador responsável:Flávia Heloísa dos Santos
Beneficiário:Fabiana Silva Ribeiro
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Neuropsicologia   Música   Memória operacional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Awma | Habilidades Matematicas | Memoria Operacional | Musica | Neuropsicologia | Zareki-R

Resumo

Estudos mostram associações entre habilidades matemáticas e memória operacional, sendo esta Importante e necessária para o processo de compreensão, aprendizagem e raciocínio (Baddeley, 1986). Há evidências de que o treinamento musical favorece o desenvolvimento cognitivo, atencional, da memória e agilidade motora (Ruud, 1991). Entretanto não se tem muito conhecimento sobre a relação entre as habilidades matemáticas e a memória operacional durante o desenvolvimento das habilidades musicais em crianças. Este estudo tem como objetivos: i) identificar quais componentes da memória operacional estão diretamente relacionados com o desempenho musical, ii) verificar quais elementos do cálculo e do processamento numérico podem interagir com a musicalização, por meio de testes de avaliação cognitiva específicos, iii) comparar o desempenho de memória operacional e de habilidades matemáticas de crianças Iniciantes e veteranas em musicalização com o intuito de compreender de que forma o aprendizado musical pode contribuir para o desenvolvimento das habilidades cognitivas. Serão avaliadas 40 crianças, com idade entre 9 e 10 anos, de ambos os sexos, de diferentes níveis sócio-econômicos, que não apresentem problemas neurológicos e/ou psiquiátricos, que não realizem aulas de práticas instrumentais, que estejam freqüentando as quartas e quintas séries do ensino fundamental em escolas públicas, e que, simultaneamente façam curso de musicalização. Estas crianças serão divididas em dois grupos: I, iniciantes (N=20) e V, veteranos (N=20) do curso de musicalização na Escola Municipal de Música de Ourinhos, instalada no Centro Cultural "Tom Jobim". (AU)

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