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Relações entre memória operacional e habilidades matemáticas em crianças de 6 a 7 anos

Processo: 08/54971-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2009
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Cognitiva
Pesquisador responsável:Flávia Heloísa dos Santos
Beneficiário:Rosana Satiko Kikuchi
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Avaliação neuropsicológica   Memória operacional   Aprendizagem   Assis (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizagem | Avaliacao Neuropsicologica | Awma | Habilidades Matematicas | Memoria Operacional | Zareki-R

Resumo

A memória operacional está relacionada a processos de aprendizagem, e seus prejuízos podem resultar em dificuldades na aquisição e desenvolvimento das habilidades matemáticas, entre outros comprometimentos refletidos no desempenho da criança na sala de aula (Gathercole, Alloway, Willis & Adams, 2006). Todavia não se tem muito conhecimento a respeito da relação entre as habilidades nas temáticas e os componentes específicos da memória operacional presentes no modelo de Baddeley e Hitch (1974), isto é, alça fonológica, esboço vísuo-espacial e executivo central. Entretanto, para avaliação destas funções é necessário o uso de instrumentos específicos elaborados conforme conhecimentos teóricos, como a Automated Working Memory Assessment (AWMA) e Neuropsychologische Testbatterie für ZAhlenarbeitung und REtchnen bel Klndern (Zareki-R). Este estudo tem por objetivos: 1) investigar o modo como memória operacional e habilidades matemáticas estão relacionadas, por meio da avaliação cognitiva em crianças brasileiras, utilizando-se de alguns instrumentos como a AWMA e o Zareki-R, 2) investigar as mudanças que ocorrem nestas habilidades associadas à idade bem como a influência do status sócio-econômico. Participarão deste estudo 40 crianças normais que frequentem a escola pública (n=20) e particular (n=20) com idades de 6 e 7 anos, de ambos os sexos, de diferentes níveis sócio-econômicos do município de Assis - estado de São Paulo. (AU)

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