Busca avançada
Ano de início
Entree

Para um estudo comparativo do adjunto adverbial e seu equivalente frances, o "complemento circunstancial": quais implicacoes didaticas?

Processo: 07/54293-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2007
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2008
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Línguas Estrangeiras Modernas
Pesquisador responsável:Véronique Marie Braun Dahlet
Beneficiário:Tereza Cristina Bulla
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Adjunto adverbial   Ensino e aprendizagem   Didática   Gramática
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adjunto Adverbial | Didatica | Ensino-Aprendizagem | Gramatica

Resumo

O ensino da gramática na aprendizagem de uma língua estrangeira em meio institucional sofreu um movimento pendular e radical. Com efeito, se antes dos anos 80 acreditava-se que o ensino da gramática era a condição sine qua non para a aprendizagem das línguas estrangeiras, a tendência consistiu, depois desse período, em excluir qualquer conteúdo gramático do ensino. Hoje em dia, a didática superou essa situação que se revelou inócua, quando não francamente negativa, indagando-se sobre a metodologia do ensino da gramática. Nessa perspectiva, a questão da taxinomia se tomou crucial pois a falta de correspondência de uma cultura gramatical para a outra - apesar da aproximação do português com o francês - assim como, às vezes, no âmbito de uma só das línguas em jogo, forma em si um obstáculo à aprendizagem. Por isso, o projeto pretende desenvolver um estudo comparativo do adjunto adverbial entre várias gramáticas do português do Brasil como, também, em relação a seu "equivalente" em francês, i.e., ao "complemento circunstancial", no intuito de apontar as convergências possíveis que, sem dúvida, facilitariam muito as operações cognitivas ativadas no processo da aprendizagem de uma língua estrangeira. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)