Busca avançada
Ano de início
Entree

Analise dos criterios de classificacao da insensibilidade plantar e das categorizacoes do pe em risco, entre as pessoas com diabetes mellitus tipo 2.

Processo: 05/59066-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2006
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2006
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Médico-cirúrgica
Pesquisador responsável:Ana Emilia Pace
Beneficiário:Thaiza Roberta de Souza
Instituição Sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Diabetes mellitus   Neuropatias diabéticas   Pé diabético
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Diabetes Mellitus | Enfermagem | Neuropatia Diabetica | Pe Diabetico

Resumo

A literatura cientifica tem ressaltado a importância dos profissionais de saúde na avaliação dos pés de pessoas com diabetes mellitus, sendo um procedimento essencial na prevenção das complicações inerentes à doença. A diminuição ou ausência da sensibilidade protetora plantar configura-se como importante alteração a ser identificada nos pés, a qual poderá expor a ferimentos conseqüentes ao trauma na pele dos pés. Desse modo, a perda da sensibilidade protetora plantar constitui um dos principais sinais de futuros processos ulcerativos nos pés e tem sido utilizada como critério para classificar o risco para amputações. O teste com Monofilamento Semmes-Weistein 5,07 tem demonstrado um bom preditor de processos ulcerativos. No entanto, não há um consenso em relação ao número e locais de pontos a serem examinados, bem como os critérios para estabelecer a insensibilidade plantar. Uma vez que a classificação do risco para amputação direciona o monitoramento e cuidado da pessoa com diabetes, propõe-se o presente estudo, com a finalidade de verificar se as diversas formas de analisar a sensibilidade plantar modificam o nível de classificação referente à sensibilidade protetora plantar e, consequentemente as categorias de risco para amputação. Desta forma, o objetivo principal é analisar os diferentes critérios de classificação da insensibilidade plantar e das categorizações do pé em risco, entoe as pessoas com diabetes mellitus tipo 2. Será feita uma análise retrospectiva dos registros de enfermagem das pessoas com diabetes mellitus que tiveram seus pés avaliados, no período de janeiro de 2002 a julho de 2005. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)