Busca avançada
Ano de início
Entree

O tratamento supervisionado no controle da tuberculose: analise das atividades realizadas pelo visitador sanitario no domicilio do doente.

Processo: 03/09337-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2003
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2004
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem de Saúde Pública
Pesquisador responsável:Tereza Cristina Scatena Villa
Beneficiário:Bruna Carla Vernilho
Instituição Sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Domicílio   Tuberculose
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Controle Da Tuberculose | Domicilio | Tratamento Supervisionado | Tuberculose

Resumo

O estudo tem como tema central a análise do desempenho do tratamento supervisionado tendo como foco as atividades realizadas pelo visitador sanitário no domicílio do doente de tuberculose. Objetivo: analisar a atenção proporcionada pelo visitador sanitário ao doente no domicílio durante o tratamento supervisionado, em um Programa de Controle da Tuberculose do município de Ribeirão Preto. Metodologia: estudo prospectivo e exploratório cuja coleta de dados será realizada em um período de 1 (um) mês. Local de estudo: Programa de Controle da Tuberculose do Núcleo de Gestão Assistencial (NGA-59) - gerenciado pela Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Preto. População do estudo: visitador sanitário e doentes de tuberculose submetidos ao Tratamento Supervisionado. Será utilizado um formulário específico aplicado diariamente e individualmente para cada doente, através da observação sistemática direta das atividades realizadas pelo visitador sanitário e também será utilizado o diário de campo de modo complementar. Em relação às atividades serão consideradas: observação da ingestão da medicação, orientações, encaminhamentos, entrega de benefícios e outras. Após a coleta dos dados, as informações serão dispostas em um banco de dados e analisadas estatisticamente. Será utilizado o referencial dos componentes da avaliação Estrutura - Processo - Resultado (E-P-R) proposto por DONABEDIAN (1980) e modificado por TANAKA & MELO (2001); e STARFIELD (2002). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)