Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do tratamento com uma megadose de losartan sobre a barreira da filtracao glomerular em ratos com ablacao renal de 5/6.

Processo: 04/10350-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2004
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2005
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Roberto Zatz
Beneficiário:Daniele Canale Cavicchioli
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Angiotensina II   Inflamação renal
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ablacao Renal | Angiotensina Ii | Barreira Glomerular | Inflamacao Renal | Nefropatia Progressiva | Receptor At 1

Resumo

A proteinúria é uma das principais características das nefropatias crônicas, sendo amplamente utilizada no diagnóstico e mesmo para o prognóstico dessas doenças. Um dos modelos experimentais mais utilizados para o estudo da nefropatia progressiva é o da ablação renal de 5/6 (Nx). O rato Nx apresenta precocemente uma proteinúria maciça que é decorrente de alterações estruturais na barreira glomerular (BG). O bloqueio da atividade da angiotensina II (Ali) é utilizado como terapia anti-proteinúrica em várias doenças renais. Em ratos Nx, o tratamento com doses "convencionais'' de antagonista de receptor AT1 (aAT1R) restaura parcialmente a função de BG. Recentemente demonstramos que uma dose extremamente alta de aAT1R (10 vezes a "convencional") é muito mais eficiente que doses "convencionais" na redução da albuminuria e das lesões renais em ratos Nx, sugerindo que a dose ótima de aAT1R para o tratamento das nefropatias crônicas é muitas vezes superior às preconizadas atualmente. O objetivo do presente estudo é verificar 1) as alterações nos componentes da barreira de filtração glomerular no modelo Nx; 2) se em doses muito mais altas que as "convencionais'' o aRAT1 é capaz de corrigir as anomalias da barreira de filtração glomerular observadas no modelo Nx. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)