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Treinamento de habilidades sociais para pais/cuidadores numa perspectiva comportamental: comparação de procedimentos a partir do tempo da intervenção

Processo: 08/03912-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2008
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2009
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Alessandra Turini Bolsoni-Silva
Beneficiário:Laura Moreira Borelli
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Habilidades sociais   Relações interpessoais   Estudos de intervenção
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:comparação de procedimentos | habilidades sociais | Psicologia Comportamental

Resumo

O interesse na área das Habilidades Sociais Educativas Parentais vem aumentando ao longo do tempo, devido à relação que existe entre comportamentos inadequados das crianças e déficits de habilidades sociais apresentados pelos pais, como disciplina inconsistente, pouca interação positiva, baixo monitoramento e supervisão insuficiente das atividades dos filhos. Assim, os pais influenciam no desenvolvimento do repertório de comportamentos que propiciaria à criança relações interpessoais positivas. Após feita uma revisão na bibliografia disponível sobre estudos que comparam procedimentos, observamos uma lacuna em relação aos estudos que comparam o tempo de aplicação das intervenções. Este estudo tem como principal objetivo comparar dois procedimentos de intervenção com pais que divergem apenas em relação ao tempo em que foram administrados: uma vez por semana no primeiro grupo, e duas vezes no segundo. Foram utilizados como instrumentos o Roteiro de Entrevista de Habilidades Sociais Educativas Parentais (RHSE-P, adaptação de Bolsoni-Silva, 2003) e o Inventário de Habilidade Sociais (IHS - Del Prette, 2001). A intervenção foi realizada através de 20 sessões de treinamento e fortalecimento de habilidades sociais, com 28 pais/cuidadores que se inscreveram no programa, divididos em dois grupos. As sessões abordavam habilidades sociais básicas no relacionamento entre os participantes e seus filhos, como habilidades de comunicação, expressão de opiniões, de sentimentos positivos e negativos, conhecimento de direitos humanos básicos, capacidades de lidar com críticas e admitir os próprios erros e o estabelecimento de limites. (AU)

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