Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da fluoxetina sobre a polidipsia induzida e sobre a atividade locomotora: intervalo fixo como o esquema de inducao.

Processo: 99/06069-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 1999
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2000
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Maria Teresa de Araujo Silva
Beneficiário:Claudia Alvares Toscano
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Polidipsia   Esquemas de reforço   Atividade motora   Fluoxetina
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atividade Locomotora | Comportamento Induzido | Esquema De Reforco | Fluoxetina | Polidipsia

Resumo

Estudos investigando a ação da fluoxetina sobre a polidipsia como possível modelo animal do transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) constataram que esse anti-depressivo não só reduziu a polidipsia, como também reduziu outros comportamentos relacionados à atividade locomotora. Esses estudos utilizaram o esquema de tempo fixo (FT) como esquema de indução da polidipsia. O presente estudo investigará a hipótese de que a redução da polidipsia seja um efeito indireto da atividade locomotora diminuída, utilizando o esquema de intervalo fixo (FI) e as respostas de pressão à barra como índice da atividade locomotora. Os sujeitos (ratos) serão submetidos a sessões diárias de FI 60 s com duração de 30 min. Sujeitos polidipsíacos serão selecionados, e em seguida submetidos a tratamento crônico com fluoxetina i.p. na dose de 5mg/kg ou veículo. Durante o tratamento, as sessões de teste da polidipsia serão realizadas uma vez por semana. Os demais comportamentos relacionados à locomoção serão observados diretamente. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)