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Disturbio cognitivo transitorio em criancas com epilepsia benigna da infancia com pontas centrotemporais.

Processo: 04/14346-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2005
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2006
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Saúde Materno-infantil
Pesquisador responsável:Lineu Corrêa Fonseca
Beneficiário:Valeria Lopes Ximenes
Instituição Sede: Faculdade de Medicina. Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Eletroencefalografia   Epilepsia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atividade Epileptiforme | Disturbio Cognitivo | Eletroencefalografia | Epilepsia

Resumo

A Epilepsia Benigna da Infância com Pontas Centrotemporais (EBICT) é a forma mais comum de epilepsia da infância. O diagnóstico é feito pela associação da história de crises e eletrencefalograma (EEG) sugestivos, na ausência de déficit neurológico ou intelectual. Na fase ativa as crianças podem apresentar dificuldades escolares, de memória, aprendizagem, na leitura e na discriminação entre palavras e pseudopalavras. Uma hipótese é de que essas dificuldades possam decorrer, em parte, do grande número de descargas registradas ao EEG. O objetivo do estudo é avaliar o desempenho de crianças com EBICT em tarefa de leitura durante e fora das descargas ao EEG. Serão estudados 25 escolares, de 8 a 11 anos de idade, com EBICT, segundo a Classificação Internacional das síndromes epilépticas. Os procedimentos serão: anamnese; exame físico; Teste de Desempenho Escolar; Escala Weschler de Inteligência; EEG digital durante repouso e durante prova de leitura. Serão apresentadas, de modo aleatório, 100 palavras e 100 pseudopalavras para as quais a criança acionará diferentes teclas segundo a categoria do estímulo. Serão utilizados programas computadorizados integrados que permitem assinalar no traçado do EEG o momento da apresentação e da resposta ao estímulo e se esta foi correta ou incorreta. Será comparada estatisticamente a ocorrência de respostas corretas ou incorretas, assim como o tempo de reação durante e fora das descargas, visando caracterizar eventual distúrbio cognitivo transitório associado às mesmas. (AU)

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