Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos do diabetes mellitus sobre a expressao de tgf-beta e proteinas da matriz extracelular em glandulas salivares de ratos.

Processo: 03/02695-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2003
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2004
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia
Pesquisador responsável:Marinilce Fagundes dos Santos
Beneficiário:Flavia Alessandra Gimenes
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Matriz extracelular   Fator de crescimento transformador beta   Diabetes mellitus   Glândulas salivares
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Diabetes Mellitus | Glandula Salivar | Matriz Extracelular | Parotida | Submandibular | Tgf-Beta

Resumo

É sabido que pacientes diabéticos apresentam xerostomia, devido à menor secreção salivar. Muitos estudos sobre diabetes mellitus têm focalizado a insulina, sua importância na etiologia da doença e complicações associadas. Durante os últimos anos, no entanto, tornou-se claro que o início e progresso do diabetes mellitus provavelmente envolvem uma multiplicidade de fatores. A deficiência ou o excesso na expressão de determinados fatores de crescimento, atuando provavelmente em combinação, são responsáveis pelo desenvolvimento de algumas complicações diabéticas. O TGF-beta é um deles, promovendo, dentre outros efeitos, o depósito excessivo de proteínas da matriz extracelular (MEC), elemento essencial no desenvolvimento de algumas complicações do diabetes. Pouco se sabe, no entanto, sobre a sua expressão e distribuição em glândulas salivares normais e patológicas. Esse estudo tem a finalidade de pesquisar, por imuno-histoquímica e western blotting, os efeitos do diabetes sobre a expressão de 2 isoformas do TGF-beta e, por imuno-histoquímica, a expressão de algumas proteínas da MEC (laminina, fibronectina, colágenos I, III, IV e V) em glândulas parótida e submandibular de ratos. Serão também caracterizadas algumas alterações morfológicas induzidas pelo diabetes nestas glândulas. Tais elucidações poderiam possibilitar intervenções terapêuticas com o intuito de bloquear as possíveis ações deletérias deste fator de crescimento. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)