Busca avançada
Ano de início
Entree

Analise histologica dos efeitos da anestesia intraligamentar em dentes de caes utilizando aplicador eletronico com pressao controlada.

Processo: 03/06719-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2003
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2004
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Marco Antonio Gioso
Beneficiário:Paula Thiemi Kawamoto Balieiro
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Reabsorção óssea   Periodonto   Cães
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Anestesia Intraligamentar | Cao | Dano Alveolar | Periodonto | Reabsorcao Ossea

Resumo

A injeção intraligamentar vem sendo questionada devido aos possíveis danos que pode gerar no periodonto. O surgimento de seringas com pressão controlada nos anos 70, permitiu desenvolver pesquisas no sentido de reavaliar a técnica, afim de determinar qual a influência da pressão no dano tecidual gerado por esse tipo de injeção. Com o objetivo de avaliar os danos gerados pela anestesia intraligamentar para anestesia local, utilizaremos 4 cães que serão divididos em 2 grupos (1 e 2) de acordo com a data do sacrifício: 50 e 30 dias respectivamente. Cada grupo será submetido a 3 tratamentos, A, B e C. O grupo B receberá injeção de 0,3ml de solução salina, o grupo C será administrado 0,3ml de solução anestésica com vaso constritor (lidocaína 2% e epinefrina 1:100000). O tratamento A, representa o controle para ação mecânica da agulha, e será realizado em todos os animais, no dente oposto ao que recebeu o outro tratamento. Os animais, serão então sacrificados na data prevista, terão a cabeça e o pescoço fixados com formol e as mandíbulas dissecadas e separadas com disco de óxido de alumínio. As análises serão realizadas via cortes histológicos de 8mm de espessura da região compreendida entre o topo da crista alveolar e 5mm abaixo da mesma. Para a determinação do dano tecidual, serão observados: o número de osteoclastos e osteoblastos, a lacuna de reabsorção óssea e radicular e a presença de reação inflamatória. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)