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O ensino da geometria nas séries iniciais: retratos de uma sala de aula

Processo: 07/03190-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2007
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2008
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Cármen Lúcia Brancaglion Passos
Beneficiário:Ana Karina Fazza
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Formação de professores   Ensino e aprendizagem   Métodos de ensino   Geometria
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino de geometria | formação de professores | Geometria nas séries iniciais | Processo ensino-aprendizagem | Formação de professores

Resumo

O objetivo geral desta pesquisa será o de observar e analisar como a geometria tem sido desenvolvida com os alunos de uma turma de 5º ano (antiga 4ª. Série) do Ensino Fundamental. Mais especificamente, analisar as relações estabelecidas entre o conhecimento geométrico da professora e as práticas desenvolvidas em sala de aula com seus alunos, procurando compreender que saberes são mobilizados no processo de ensinar geometria. Estudos enfatizam que durante toda sua vida, as pessoas interagirão com objetos concretos em um espaço físico. O espaço físico não é a única fonte de matematização, mas sua importância deve ser ressaltada. Apesar de sua reconhecida importância da geometria na formação e desenvolvimento dos indivíduos, seu ensino vem sendo relegado a um segundo plano e, muitas vezes, desprezado. Pretendo com esta pesquisa identificar que geometria vem sendo ensinada aos alunos e de que modo esse conteúdo está relacionado com os conhecimentos geométricos de seus professores. A questão norteadora está assim definida: Que relações existem entre os conhecimentos geométricos revelados pela professora e as práticas desenvolvidas em suas aulas? A pesquisa tem características de pesquisa qualitativa, podendo ser considerada como um Estudo de Caso. Neste tipo de abordagem dá-se especial atenção à caracterização de um objeto no que ele tem de único e específico, na sua relação com o contexto e na sua história. Na coleta de dados serão utilizados diferentes instrumentos, tais como: depoimentos da professora, anotações das observações no diário de campo, análise de documentos de aula e de plano de aula, análise de atividades geométricas utilizadas pela professora em sala de aula, filmagens, entrevistas, relatórios produzidos pela professora, textos reflexivos sobre a prática docente escritos pela professora. Para melhor entendimento do objeto de minha pesquisa, a relação entre os conhecimentos geométricos e a prática docente da professora, buscaremos aportes teóricos nos estudos de Galvéz (1996), Del Grande (1994), Fischbein (1993) e também os estudos do van Hiele sobre o desenvolvimento do pensamento geométrico. Os dados coletados serão analisados e interpretados tendo como apoio os estudos teóricos que abordam processos de ensino e aprendizagem da geometria.

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