Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito protetor do extrato aquoso da planta plectranthus barbatus sobre a hepatotoxicidade induzida por ferro-dextran

Processo: 08/11292-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2009
Data de Término da vigência: 31 de março de 2010
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica
Pesquisador responsável:Fábio Erminio Mingatto
Beneficiário:Diego Perandin
Instituição Sede: Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus Experimental de Dracena. Dracena , SP, Brasil
Assunto(s):Toxicidade   Peroxidação de lipídeos   Boldo   Ferro
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:boldo | ferro | hepatoproteção | lipoperoxidação | Toxicidade | Bioquímica Toxicológica

Resumo

O fígado apresenta grande importância no organismo animal, pois realiza a biotransformação de substâncias exógenas (xenobióticos) e por esse motivo, o tecido hepático acaba sendo alvo potencial de substâncias ingeridas, visto que são submetidas ao processo de filtragem no fígado antes de serem encaminhadas para a circulação sistêmica. O uso de plantas medicinais pela população nos últimos tempos tem sido muito significativo. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, 60% da população mundial utiliza medicamentos tradicionais. Assim, torna-se mais do que necessário que se invista em pesquisas nesta área, sendo a etnobotânica e a etnofarmacologia importantes ferramentas para se trabalhar neste objetivo. A planta Plectranthus barbatus, conhecida no Brasil popularmente como boldo, é largamente utilizada na medicina popular, pois apresenta vários constituintes químicos em sua composição e a maneira mais conhecida de sua utilização está na forma de chá, que combate males do fígado e outros. No presente trabalho será investigado o efeito hepatoprotetor do extrato aquoso de Plectranthus barbatus (EAPB) na hepatotoxicidade induzida por ferro-dextran em ratos, por meio da dosagem sérica das enzimas alanina aminotransferase (ALT); dosagem dos níveis de glutationa reduzida (GSH) e lipoperoxidação no homogenato de fígado de rato; e análise histopatológica das estruturas hepáticas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
D. PERANDIN; M.A. MAIOLI; P.R.S. SANTOS; F.T.V. PEREIRA; F.E. MINGATTO. Proteção do dano oxidativo hepático induzido por ferro pelo extrato aquoso da planta Plectranthus barbatus. Revista Brasileira de Plantas Medicinais, v. 17, n. 1, p. 9-17, . (08/11292-4)