Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao da participacao das subregioes do hipocampo humano ao longo de seu eixo antero-posterior, analisada atraves dos achados histologicos e de ressonancia magnetica.

Processo: 02/06259-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2002
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2003
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:João Pereira Leite
Beneficiário:Jean Marc Scialom
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Volumetria   Neuropatologia   Hipocampo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Hipocampo | Neuropatologia | Nissi | Ressonancia Magnetixa | Volumetria

Resumo

A epilepsia do lobo temporal mesial (ELTM) e o tipo de epilepsia mais comum. Frequentemente seu tratamento é a retirada cirúrgica de estruturas mesiais, sendo que a grande maioria dos pacientes que recorrem à lobectomia temporal apresentam esclerose hipocampal, que histopatologicamente caracteriza-se por gliose e perda neuronal. Com o advento de exames de neuroimagem, particularmente a Ressonância Magnética (RM), tem sido possível à visualização de estruturas cerebrais alteradas. Este exame tem indicado uma diminuição de volume hipocampal, que estaria associada a um aumento de sinal no tempo de relaxação em T2. Sendo que estas duas variáveis estariam inversamente relacionadas. Exames de neuroimagem associados à história clínica, monitorização por vídeo EEG e estudos neuropsicológicos, vêm permitindo na ELTM um tratamento mais efetivo, com melhor custo benefício. No entanto as bases molecular e histológica que expliquem as alterações na RM ainda são pouco conhecidas. Este projeto visa, através dos estudos de neuroimagem com os dados neurohistológicos, estudar a contribuição relativa dos diversos subcampos do hipocampo, ao longo de seu eixo Ântero-posterior, assim como a extensão entorrinal ao longo de seu giro parahipocampal, em pacientes sem doenças neurológicas pré-mortem. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)