Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da microinjecao de benzoato de estradiol no nucleo dorsal da rafe sobre o comportamento de ratas no labirinto em t elevado.

Processo: 07/01157-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2007
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2007
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Telma Goncalves Carneiro Spera de Andrade
Beneficiário:Marna Eliana Sakalem
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Psicobiologia   Benzoato de estradiol   Ansiedade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ansiedade | benzoato de estradiol | Ndr | psicobiologia

Resumo

A existência de receptores para hormônios sexuais, como a testosterona, a progesterona e o estrógeno, nos núcleos da rafe tem sido constatada em diversos estudos. Os núcleos dorsal e mediano da rafe são as principais fontes de inervação serotonérgica ascendente, e estão envolvidos em transtornos emocionais tais como a ansiedade e a depressão. Paralelamente, tem-se observado que o desequilíbrio dos hormônios sexuais está atrelado à manifestação de ansiedade e depressão. Desta forma, este estudo propõe verificar o comportamento de fêmeas ovariectomizadas, submetidas a microinjeção direta de benzoato de estradiol (BE) no núcleo dorsal da rafe (NDR) e avaliadas no labirinto em T elevado (LTE), que possibilita a verificação de dois tipos de ansiedade: ansiedade generalizada e pânico. Ratas Wistar fêmeas serão ovariectomizadas. Quatorze dias depois serão submetidas à cirurgia estereotáxica para canulação e acesso ao NDR. Após 7 dias receberão microinjeção direta de benzoato de estradiol no NDR, sendo imediatamente avaliadas no LTE. Serão constituídos 3 grupos experimentais: Grupo 1 - salina; Grupo 2 – óleo de gergelim; Grupo 3 - benzoato de estradiol. Todas as soluções serão microinjetadas num volume de 0.2 ml durante 1 minuto, aguardando-se o mesmo tempo para evitar o refluxo das soluções injetadas. Após a avaliação no LTE, os animais serão colocados também na arena, para avaliarmos a atividade motora.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)