Busca avançada
Ano de início
Entree

Papel do nucleo mediano da rafe na ansiedade em femeas: efeito da microinjecao direta de benzoato de estradiol sobre o comportamento exploratorio no labirinto em t elevado.

Processo: 02/02193-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2002
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2003
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Neuropsicofarmacologia
Pesquisador responsável:Telma Goncalves Carneiro Spera de Andrade
Beneficiário:Fernando Rodrigues da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Serotonina   Labirinto em cruz elevado   Benzoato de estradiol   Estrógenos   Ansiedade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ansiedade | Benzoato De Estradiol | Estrogeno | Labirinto Em T Elevado | Serotonina

Resumo

Apenas recentemente foram localizados receptores de estrógeno no Núcleo Mediano da Rafe (NMR), Sabe-se que o NMR é uma das principais fontes de inervação serotonérgica ascendente e que está relacionado com a resistência ao estresse crônico e com mecanismos de inibição comportamental. Paralelamente, deficiências estrogênicas estão relacionadas com manifestação de ansiedade e depressão. Fêmeas Wistar serão avaliadas no labirinto em cruz elevado (LCE) após microinjeções diretas de benzoato de estradiol (BE) no NMR com ou sem antagonizaçâo de receptores 5-HT1A (Way 100.635). Essas manipulações centrais serão realizadas em fêmeas submetidas ou não à reposição hormonal, após ovaríectomia. Assim, através do presente estudo procuraremos verificar se a microinjeção direta de BE no NMR ocasionará alterações sobre respostas comportamentais em testes animais de ansiedade e se a ação desta droga seria possivelmente modulada por receptores 5-HT1A. Todos os procedimentos serão realizados após o desenvolvimento de um estudo piloto para a determinação da curva dose-efeito relativa à microinjeção direta do BE no NMR. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)