Busca avançada
Ano de início
Entree

Histologia, transito intestinal e digestao em "apis mellifera l." (hymenoptera: apidae) estudos comparativos em operarias, rainhas e machos.

Processo: 01/01630-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2001
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2002
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Morfologia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Carminda da Cruz-Landim
Beneficiário:Fabio Cop Ferreira
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Apis mellifera   Castas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Apis Mellifera | Castas | Instestino Medio

Resumo

Numa colônia de Apis mellifera a população de adultos é constituída por muitas operárias, alguns machos e uma rainha. Aos machos e às rainhas cabe a reprodução e às operárias a manutenção da colônia. Para exercer essas tarefas as rainhas devem desenvolver os ovários e manter intensa a produção de ovos e as operárias produzirem cera e geléia real para a colônia além de coletar externamente mel e pólen. Os machos já emergem com os espermatozóides formados, mas devem fecundar as rainhas em vôo nupcial. Para a realização de cada uma destas tarefas os requerimentos alimentares são diferentes. O presente trabalho pretende estudar as eventuais adaptações do tubo digestivo destes indivíduos, do ponto de vista morfológico, de tamanho ei produção de enzimas, a estes diferentes requerimentos alimentares. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)