Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos dos ions cu, mg, mn e zn na desmineralizacao do po de esmalte bovino provocada por refrigerantes.

Processo: 07/04222-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2008
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontologia Social e Preventiva
Pesquisador responsável:Marília Afonso Rabelo Buzalaf
Beneficiário:Heloisa Aparecida Barbosa da Silva Pereira
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Bioquímica   Cobre   Erosão dentária   Manganês   Zinco   Magnésio
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cobre | erosão dentária | Magnésio | Manganês | zinco | Bioquímica

Resumo

Com o aumento do consumo de bebidas ácidas, como os refrigerantes e sucos de frutas, surgiu uma preocupação com a saúde bucal, uma vez que, estes tipos de bebidas podem levar à erosão do tecido dentário. Por esta razão, vários estudos vêm sendo feitos com o intuito de se encontrar soluções para evitar este problema. Uma medida que vem sendo sugerida é a modificação dos refrigerantes pela adição de íons. Os mais comumente utilizados são o cálcio, fosfato e fluoreto. Mais recentemente, tem-se sugerido o uso do ferro na inibição da dissolução do esmalte. No entanto, outros metais, como o zinco, manganês, magnésio e cobre, ainda não foram investigados. Diante destes fatos, o objetivo do presente trabalho será avaliar o efeito da adição individual de diferentes concentrações desses íons às bebidas na dissolução de pó de esmalte bovino. Para tal, incisivos bovinos serão moídos e peneirados para a produção do pó de esmalte com partículas entre 75 µm e 106 µm. Em seguida, duas bebidas (Sprite Zero® e Coca Cola®) serão preparadas com diferentes concentrações de cada metal independentemente, a partir do sal de sulfato de cada metal (CuSO4, ZnSO4, MgSO4 e MnSO4), nas seguintes concentrações: 1,25, 2,5, 5, 10, 15, 30 e 60 mmol/L. Para determinar a dissolução do pó de esmalte, o fósforo liberado no sobrenadante será determinado colorimetricamente pelo método de Fiske; Subarrow (1925), utilizando-se um espectrofotômetro digital. Os dados obtidos serão checados com relação à normalidade e homogeneidade, para serem então submetidos à análise estatística apropriada (p<0,05).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HELOISA APARECIDA BARBOSA DA SILVA PEREIRA; ALINE DE LIMA LEITE; FLAVIA DE MORAES ITALIANI; MELISSA THIEMI KATO; JULIANO PELIM PESSAN; MARILIA AFONSO RABELO BUZALAF. Supplementation of soft drinks with metallic ions reduces dissolution of bovine enamel. Journal of Applied Oral Science, v. 21, n. 4, p. 363-368, . (07/04222-7)