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Motivos de trabalho de jovens escolares de uma escola pública do município de Itapevi

Processo: 04/09427-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2005
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2005
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem de Saúde Pública
Pesquisador responsável:Cássia Baldini Soares
Beneficiário:Sheila Aparecida Ferreira Lachtim
Instituição Sede: Escola de Enfermagem (EE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Trabalho infantil   Jovens   Escola pública   Socialização
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Desgaste | Escola | Fortalecimento | Jovens | Socializacao | Trabalho

Resumo

Este trabalho toma como objeto a relação entre trabalho e estudo de jovens moradores de um município periférico da região metropolitana de São Paulo (Itapevi). As dificuldades de reprodução social das famílias que vivem em situação de periferia forçam os jovens a ingressar no mercado de trabalho precocemente, tomando-se obstáculo para o estudo. Embora alguns autores afirmem que a inserção profissional do adolescente possa trazer prejuízo ou seqüelas ao desenvolvimento físico, intelectual a emocional, pois o trabalho tiraria desses jovens a possibilidade de viverem em suas "tribos", outros consideram que os jovens, incluindo os pobres, se sentem impotentes e desmotivados quando são excluídos do mercado de trabalho, apresentando problemas de bem-estar emocional e intelectual, provocados pela impossibilidade de reconhecimento como cidadão ativo e produtivo que a idéia de trabalho guarda. O objetivo deste estudo é reconhecer os potenciais de desgaste e de fortalecimento de jovens trabalhadores que estudam em uma escola pública Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório. A população do estudo será conformada por estudantes de uma escola pública que trabalham. A amostra será constantemente verificada no decorrer da análise conforme mais entrevistas forem necessárias em vista de novas categorias empíricas que forem surgindo na análise do material. A coleta de dados será realizada per meio de entrevistas, após permissão da direção da escola e aprovação peio Comitê de Ética da EEUSP. (AU)

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