Busca avançada
Ano de início
Entree

Padronizacao de um metodo para determinacao da densidade corporal e sobrecarga no modelo de natacao em ratos wistar.

Processo: 06/61189-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2007
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2007
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia do Esforço
Pesquisador responsável:Claudio Alexandre Gobatto
Beneficiário:Ivan Gustavo Masselli dos Reis
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Ratos   Sobrecarga   Capacidade aeróbica   Natação   Densitometria
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Capacidade Aerobia | Densitometria | Natacao | Ratos | Sobrecarga

Resumo

Apesar da grande aceitação encontrada na literatura (Gobatto et al., 1991 e 2001; Voltarelli et al., 2002), o modelo de natação para ratos não possui um método para determinação da sobrecarga, que caracteriza a intensidade do exercício, confiável. Em protocolos de natação para ratos a intensidade do esforço é obtida adicionando-se pesos, ao dorso do animal, relativos a uma porcentagem do peso corporal (PC), aumentando a sobrecarga em relação ao PC. Dessa maneira não é levada em consideração a composição corporal (CC), nem a densidade corporal (DC) do animal. Na natação pode-se supor que ratos apresentem diferentes densidades de acordo com a porcentagem de gordura individual. É provável que animais obesos possuam uma menor densidade e isso facilite na flutuação, implicando em menor intensidade de trabalho para estes em relação a outros mais magros. Por esse motivo o objetivo principal desse projeto é desenvolver um método para determinação da sobrecarga no modelo de natação de ratos que corrija esse fator causado pela densidade. Nesse modelo é proposta uma modificação da sobrecarga através da correção da densidade do rato para uma densidade ideal de 0,9963g/ml (água). A densidade dos animais será determinada, de forma duplamente indireta, por pesagem hidrostática através de um sistema pensado especialmente para tal, composto de uma balança de precisão, aquário, polias e pesos livres. Para a validação do método será feita uma máxima fase estável de lactato, adaptada para natação de ratos (Gobatto et al., 2001). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DOS REIS, IVAN G. M.; MARTINS, LUIZ E. B.; DE ARAUJO, GUSTAVO G.; GOBATTO, CLAUDIO A.. Forced Swim Reliability for Exercise Testing in Rats by a Tethered Swimming Apparatus. FRONTIERS IN PHYSIOLOGY, v. 9, . (06/61189-0, 11/08284-2, 08/03445-5)
GOBATTO, CLAUDIO ALEXANDRE; MANCHADO-GOBATTO, FULVIA DE BARROS; CARNEIRO, LIGIA GIUZIO; DE ARAUJO, GUSTAVO GOMES; MASSELLI DOS REIS, IVAN GUSTAVO. Maximal lactate steady state for aerobic evaluation of swimming mice. COMPARATIVE EXERCISE PHYSIOLOGY, v. 6, n. 3, p. 5-pg., . (06/58411-2, 06/61189-0)
MASSELLI DOS REIS, IVAN GUSTAVO; DE ARAUJO, GUSTAVO GOMES; GOBATTO, CLAUDIO ALEXANDRE. Maximal lactate steady state in swimming rats by a body density-related method of workload quantification. COMPARATIVE EXERCISE PHYSIOLOGY, v. 7, n. 4, p. 6-pg., . (08/03445-5, 06/61189-0, 04/01205-6, 11/08284-2, 06/58411-2)