Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos do aumento das concentracoes sanguineas de substratos energeticos, na determinacao da carga critica e da capacidade de trabalho anaerobio em ratos.

Processo: 04/00960-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2004
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2005
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Claudio Alexandre Gobatto
Beneficiário:André Samuel Bueno de Camargo
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Glicose
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Acidos Graxos Livres | Bcaa | Carga Critica | Glicose | Performance Aerobia

Resumo

Em humanos, tem sido utilizado um protocolo não invasivo para a determinação de parâmetros aeróbio e anaeróbio, teste baseado no conceito da potência crítica. Entretanto, as estimativas obtidas apresentam controvérsias entre autores, o que requer investigações mais minuciosas, inviáveis em humanos. Dessa forma, no intuito de fornecer maior consistência ao modelo; temos realizado testes em animais, determinando a carga crítica (Ccrit) e a capacidade de trabalho anaeróbio (CTA) em natação de ratos. Sendo o tempo até a exaustão (tlim) fator imprescindível para tais determinações, e sabendo que concentrações circulantes de substratos energéticos podem interferir sobre o tlim, o presente estudo objetivo, verificaria influência do aumento de glicose (CHO), aminoácidos (BCAA) ou ácidos graxos livres (AGL) na obtenção da Ccrit e da CTA. Para isso, ratos divididos em quatro grupos: controle, CHO, BCAA e AGL, cada qual com respectivos substratos aumentados no sangue, nadarão em cargas de 9, 11, 13 e 15% do peso corporal até tlim. Linearizações da hipérbole Carga vs tlim determinarão as Ccrits e as CTAs. Para testar o protocolo, os animais realizarão testes de máxima fase estável de lactato, nas mesmas condições nutricionais, em intensidades a 100 e 105% da Ccrit. Os ratos serão sacrificados em repouso e após os exercícios. Após o sacrifício, amostras teciduais e sanguíneas serão coletadas para análise metabólica dinâmica e de estoque dos substratos energéticos envolvidos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)