Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao de desempenho de paineis de vedacao de concreto moldado in loco para habitacao de interesse social: edificacoes terreas.

Processo: 06/56263-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2006
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2007
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Construção Civil
Pesquisador responsável:Joao Adriano Rossignolo
Beneficiário:Jose Irail de Rezende Neto
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Concreto leve   Conforto térmico   Avaliação de desempenho
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliacao De Desempenho | Concreto Leve | Conforto Termico | Habitacoes De Interesse Social

Resumo

O sistema construtivo de painéis monolíticos de concreto moldados in loco é utilizado no Brasil desde os anos 80 e oferece ao setor da construção civil uma excelente possibilidade de racionalização do sistema produtivo de habitações de interesse social, sendo caracterizado pela alta produtividade e pelo baixo índice de perdas quando comparado aos sistemas construtivos convencionais. Em linhas gerais, nesse sistema construtivo as vedações das edificações, também com função estrutural, são executadas empregando o concreto armado, utilizando fôrma dupla na conformação dos painéis, com as esquadrias e parte dos sistemas elétrico e hidráulico já posicionados no local de utilização no interior da fôrma. O presente projeto de pesquisa apresenta uma proposta de especificação dos valores da massa especifica do concreto e da espessura dos painéis de vedação para habitações térreas de interesse social, executadas pelo sistema construtivo de painéis monolíticos de concreto moldados in loco, tendo como referencial o desempenho do conforto térmico das habitações. O processo de especificação das características do painel de vedação, mais especificamente da espessura e da massa específica do concreto, será realizado considerando as particularidades das oito diferentes zonas bioclimáticas brasileiras assim como das tipologias construtivas térreas adotadas pelo CDHU e CEF. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)