Busca avançada
Ano de início
Entree

Arvores do dossel como filtros da biodiversidade: 1- padroes de deposicao da serapilheira sob a projecao da copa de arvores vizinhas entre si.

Processo: 01/07817-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2001
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2002
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Sergius Gandolfi
Beneficiário:Carolina Bozetti Rodrigues
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Biodiversidade   Serrapilheira
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biodiversidade | Dinamica De Florestas | Dossel Florestal | Efeito Filtro | Serapilheira

Resumo

Será descrito o padrão de deposição mensal e anual da serapilheira sobre a projeção da copa de 15 pares de árvores, num trecho de Floresta Estaciorial Semidecidual na Reserva Municipal da Mata de Santa Genebra, Campinas (SP). A partir de uma árvore principal (Pachystroma longifolium - Euphorbiaceae), serão dispostos coletores a cada 1 metro até sua árvore par. Primeiramente, o material coletado mensalmente durante 1 ano será seco e separado em 4 compartimentos (folhas, cascas e ramos, estruturas reprodutivas e outros). As folhas serão separadas em espécie principal (Pachystroma longifolium), espécie par e outras espécies, sendo pesadas separadamente. Dessa forma poder-se-á estabelecer se sobre a projeção da copa de cada espécie do dossel efetivamente predomina a deposição de suas próprias folhas e se há uma gradual transição na proporção de folhas depositadas entre a projeção da copa de uma árvore (principal) e a projeção da copa da árvore vizinha (par). Esse estudo está relacionado a um conjunto de outros estudos que visam testar a hipótese segundo a qual as árvores do dossel, em função das condições ambientais que criam sobre a projeção de suas copas, atuariam como "filtros da biodiversidade" de plântulas e indivíduos juvenis que regeneram sob suas copas, sendo assim um importante fator para a manutenção da diversidade em florestas nativas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SERGIUS GANDOLFI; CARLOS ALFREDO JOLY; RICARDO RIBEIRO RODRIGUES. Permeabilidade - impermeabilidade: árvores do dossel como filtros da biodiversidade. Scientia Agricola, v. 64, n. 4, p. 433-438, . (01/07817-5, 99/09635-0)