Busca avançada
Ano de início
Entree

Essas frageis republicas bananeiras... estudo das representacoes sobre a america latina presentes nos quadrinhos de tintim.

Processo: 06/51574-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2006
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2007
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História da América
Pesquisador responsável:José Alves de Freitas Neto
Beneficiário:Priscila Pereira
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):América Latina
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:America Latina | Cultura De Massas | Guerra Do Chaco | Historia Em Quadirnhos | Tintim

Resumo

Esta pesquisa procura analisar as representações sobre a América Latina presentes nos quadrinhos de Tintim, a partir de uma abordagem que busca apreender os mecanismos discursivos que são capazes de produzir narrativas e explicações sobre o Outro. O álbum "O ídolo roubado" (1937) foi escolhido como objeto deste estudo, tendo em vista que a incursão de Tintim na imaginária República de San Theodoras é também a incursão de Hergé no mundo político de seu tempo, marcado por uma visão distante de uma América Latina que se digladia em guerras e se debate entre caudilhismos e tentativas de democratização. A viagem do herói também nos remete às agitações político-sociais que opuseram Bolívia e Paraguai nos anos 30, e que foram responsáveis pela eclosão da Guerra do Chaco. Portanto, essa pesquisa busca lidar com essas múltiplas narrativas e representações do outro, seja este outro a negação de um Eu dissolvido em um discurso de alteridade, seja ele o equivalente ao Próprio e à lógica de um mundo em que se conta. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)