Busca avançada
Ano de início
Entree

Mapeamento de reservatorios siliciclasticos em um arcabouco cronoestratigrafico de sequencias deposicionais: o grupo guata (eopermiano) na margem leste paulista.

Processo: 04/14104-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2005
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2005
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:José Alexandre de Jesus Perinotto
Beneficiário:Sandro Richena Demonte
Instituição Sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Analise Cronoestratigrafica | Grupo Guata | Margem Leste Paulista | Rochas-Reservatorio

Resumo

O Grupo Guatá tem sido mapeado em subsuperfície paulista através de suas formações Rio Bonito (principalmente o Membro Paraguaçu) e Palermo. Alguns trabalhos identificaram reservatórios arenosos sobrepostos a discordâncias regionais, que podem ser comparados aos membros Triunfo e Siderópolis (respectivamente, na base do Grupo e entre o Membro Paraguaçu e Formação Palermo): exemplos desta última unidade são o "conglomerado Ibicatu" e o quartzarenito-portador de gás em Rio de Pedras. Também ocorrem quartzarenitos na parte superior da Formação Palermo, que se constituem em potenciais prospectos para hidrocarfeonetos ou para água. Assim, este projeto objetiva o mapeamento litocronoestratigráfico do Grupo Guatá, com ênfase aos seus sistemas reservatórios, através da análise de afloramentos e sondagens rasas da margem leste paulista, entre Rio das Pedras e Itapetininga. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)