Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao do condicionamento mecanico-quimico da ceramica por meio da determinacao da rugosidade superficial, difracao de raios-x e sem e determinacao da forca de uniao da resina composta.

Processo: 05/59187-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2006
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2006
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Rossana Pereira de Almeida
Beneficiário:Indaiara Abi Rachid Moraes Caleffi Silveira
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Resinas compostas   Porcelana dentária
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ceramica Odontologica | Reparo Intra Oral | Resina Composta

Resumo

As restaurações cerâmicas são muito empregadas em reabilitações estéticas. Mas, um problema passível de ocorrer é a fratura da cerâmica, e. dependendo da extensão e da localização desta fratura seu reparo pode ser dificultado ou, até impedido. Várias técnicas de reparo Já foram propostas, e a mais utilizada é o reparo com resina composta. Para se garantir o sucesso deste reparo a superfície da cerâmica deve ser tratada mecânica e quimicamente com o objetivo de se criar micro-retenções para a resina. Este trabalho tem como objetivo estudar a superfície da cerâmica condicionada por diferentes tratamentos mecânico-químicos, após ciclagem térmica, utilizando diferentes técnicas experimentais, a saber determinação da rugosidade superficial, análise micro-estrutural por difração de ralos-X e microscopia eletrônica de varredura (SEM), além de estudar a resistência de união entre a resina composta e a cerâmica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)