Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao da correlacao entre o gradiente pressorico aorto-radial e a resistencia vascular sistemica em pacientes submetidos a cirurgia cardiaca com circulacao extra-corporea.

Processo: 99/11900-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2000
Data de Término da vigência: 31 de março de 2001
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Maria José Carvalho Carmona
Beneficiário:Luiz Carlos de Melo Barboza Junior
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Procedimentos cirúrgicos cardíacos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Circulacao Extra-Corporea | Cirurgia Cardiaca | Pressao Arterial-Aortica | Pressao Arterial-Radial

Resumo

Rotineiramente a pressão arterial é medida na artéria radial, que tende a refletir a pressão na raiz da aorta, mas diversos estudos têm demonstrado diferenças significantes entre as pressões arteriais aórtica e radial durante e após cirurgia cardíaca envolvendo circulação extra-corpórea (CEC). A etiologia destas discrepâncias, apesar de possuir vários trabalhos sobre o assunto, ainda é ura fato controverso. Vasoconstrição periférica, baixa volemia e anastomoses arterio-venosas no braço foram sugeridas como um possível mecanismo. O presente estudo pretende identificar até que ponto a diferença entre a pressão na raiz da artéria aorta (PAA) e a pressão na artéria radial (PAR) se revela confiável em função da resistência vascular sistêmica (RVS), pois a pressão na raiz da aorta, pode ser subestimada quando verificada através da artéria radial. Tal projeto poderá trazer significativa contribuição para maior exatidão de dados imprescindíveis em cirurgias envolvendo CEC. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)