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Batendo no couro e girando a saia: tambor de crioula uma releitura coreografica.

Processo: 06/06102-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2007
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2008
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Dança
Pesquisador responsável:Inaicyra Falcao dos Santos
Beneficiário:Juliana Klein Cavalcante de Barros
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Tambor de crioula
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Composicao Coreografica | Danca Afro Brasileira | Tambor De Crioula | Dança Afro-Brasileira

Resumo

Esta pesquisa propõe-se a estudar a dança do Tambor-de-crioula, que é originária do estado do Maranhão. O Tambor, como é conhecido, é uma manifestação dançada somente por mulheres, suas musicas são tocadas somente por homens. Sempre em roda, pessoas de gerações diferentes se reúnem para ouvir o som do tambor e ver o giro das saias no centro da roda. Conhecida também em outros estados, o Tambor-de-crioula carrega em si elementos da cultura afro-descendente, são eles: a imagem de São Benedito, a saia, a umbigada e o tambor grande. Um dos objetivos da pesquisa é realizar visitas a campo, a fim de observar os elementos citados acima com o intuito de utilizá-los na elaboração de uma composição coreográfica. Estas visitas serão realizadas na cidade de São Paulo, mais precisamente no Morro do Querosene, no bairro do Butantã. Neste local existe uma comunidade maranhense que persiste com a manifestação e a faz em dias de festas. Para a realização do trabalho artístico utilizar-se-á o método de composição coreográfica proposto por Renata Lima em sua dissertação de mestrado, este método valoriza a pesquisa teórica, a pesquisa de campo e o jogo de improvisação em dança. Valendo-se dos estudos já realizado por FERRETTI e FILHO em seus livros sobre o Maranhão e sobre o Tambor-de-crioula o presente trabalho visa também o aprofundamento das pesquisas na área da cultura popular brasileira e a importância de trazer a tona elementos da cultura africana claramente utilizados na formação e composição da cultura do Brasil.

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