Busca avançada
Ano de início
Entree

Produtos alimenticios veiculados pela televisao brasileira: uma analise quantitativa e qualitativa.

Processo: 00/05275-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2000
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2001
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Sebastião de Sousa Almeida
Beneficiário:Paula Carolina Barboni Dantas Nascimento
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Hábitos alimentares   Obesidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Habitos Alimentares | Midia E Alimentacao | Obesidade | Piramide Alimentar

Resumo

Nas últimas décadas, os índices dc obesidade entre crianças e adolescentes têm aumentado. A influência da televisão (TV) tem sido apontada como agravante dessa situação, pois ela é responsável pela veiculação de alimentos que, em sua maioria, possuem baixo valor nutricional e alto valor calórico. O hábito de assistir TV pode aumentar o consumo desses alimentos, além de promover a inatividade. No Brasil, tem-se também registrado um aumento nos casos de obesidade entre a população. O objetivo deste estudo será investigar a quantidade e a qualidade dos produtos alimentícios veiculados pela TV brasileira. Para tanto, serão realizadas gravações diárias das programações das três principais redes de TV de canal aberto atuantes no Brasil, onde os produtos anunciados serão classificados por categorias e posteriormente analisados. Os dados quantitativos serão tratados pela Análise de Variância (ANOVA) e os qualitativos através da classificação dos alimentos com base na Pirâmide Alimentar Adaptada. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SEBASTIÃO DE SOUSA ALMEIDA; PAULA CAROLINA BD NASCIMENTO; TERESA CRISTINA BOLZAN QUAIOTI. Quantidade e qualidade de produtos alimentícios anunciados na televisão brasileira. Revista de Saúde Pública, v. 36, n. 3, p. 353-355, . (00/05275-8)