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A representação de gêneros digitais na produção escrita escolar

Processo: 07/07800-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2008
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2008
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Fabiana Cristina Komesu
Beneficiário:Gelsiane Resende Gontijo Grigoletto
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:04/14887-8 - Oralidade e letramento: o estudo da escrita no contexto da tecnologia digital, AP.JP
Assunto(s):Análise do discurso   Internet   Letramento   Ensino e aprendizagem   Escrita (linguística)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:dialogismo | gêneros de discurso | Internet | Letramento | produção escrita escolar | Representação | Análise do Discurso

Resumo

O objetivo deste projeto de pesquisa é investigar, fundamentado nos conceitos bakhtinianos de dialogismo e de gêneros do discurso, as representações de crianças da 4ª. série do ensino fundamental público acerca de gêneros digitais. A hipótese é a de que esses sujeitos, que se constituem na e pela linguagem, imprimem marcas linguísticas em produções textuais. Essas marcas servem como pistas de que eles possuem (ou não) certas representações acerca de gêneros digitais, ainda que não tenham acesso direto ou indireto a ferramentas eletrônicas e/ou digitais. Baseando-se no método do paradigma indiciário, busca-se observar pistas dessas representações sobre gêneros em ambiente digital, levando-se em conta o processo histórico e dialógico que possibilita, de forma heterogênea, sua constituição. (AU)

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