Busca avançada
Ano de início
Entree

Elaboração da base de dados geo-relacional aplicada a programas de Saúde da Família

Processo: 07/58011-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2007
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geografia Física
Pesquisador responsável:Sergio dos Anjos Ferreira Pinto
Beneficiário:Edvania Aparecida Corrêa
Instituição Sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Bases de dados   Políticas públicas de saúde   Saúde pública   Programa Saúde da Família   Sistema de informação geográfica (SIG)   Rio Claro (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Base De Dados | Politica Publica | Programa Saude Da Familia | Saude Publica

Resumo

Este projeto visa a implantação de uma metodologia para produção de informações espacial para gestão de serviços e formulação de políticas de saúde de atenção básica através do tratamento de informações relacionadas ao Programa de Saúde da Família (PSF). É proposta a construção de um sistema integrado de Informações Geográficas para o mapeamento das condições de saúde das famílias atendidas pelo PSF em uma área piloto do município de Rio Claro, São Paulo, Brasil. Este projeto contempla o levantamento dos dados disponibilizados dentro do instrumento de avaliação chamado Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB) e a montagem da base cartográfica da área de estudo. Os dados utilizados serão dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos no projeto mais amplo denominado 'Aplicação de Geotecnologia de Sistema de Informações Geográficas (SIG) em Programas de Saúde da Família (PSF): Área Piloto do município Rio Claro/SP" com recursos do Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq - Processo: 400457/06-7). Esta solicitação objetiva-se a pleitear recursos em forma de bolsa de iniciação científica para desenvolver parte do projeto relacionado a automatização da base de informações cartográficas, para realização dos estudos exploratórios, com análise espacial de variáveis relacionadas com questões de saúde, educação, renda e saneamento básico, por meio da aplicação de métodos de geoprocessamento e técnicas de estatística espacial Espera-se, ao final desta etapa, promover o desenvolvimento técnico e cientifico do proponente, bem como apresentar resultados que possam ser usados como forma de melhorar o conhecimento em relação à saúde das pessoas da área estudada bem como servir de ferramenta na proposição de políticas públicas voltadas para saúde. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)